[bing_translator]
A migração para o Azure SQL Database exige um grande preparo e testes devem ser feitos para que se tenha êxito no resulto final. Esse preparo se deve ao fato de que o Azure SQL Database é um serviço na nuvem e existem limitações ou a forma que você está acostumado a utilizar um recurso muda.
Para se ter sucesso nessa migração devemos levar em conta alguns fatores:
- Identificar os benefícios: Temos que identificar todos os benefícios e melhorias que iremos tirar proveito. Enumerar um por um e criar um roadmap para implementação de cada um deles é sempre uma boa estratégia. Nunca migre para a nuvem apenas para ser “fancy”.
- Identificar bloqueios: O Data Migration Assistant ajuda nesse requisito. Identificar cada um deles e criar uma lista com prioridades de cada item auxiliará o processo de migração, porem existem bloqueios que impedem a migração como por exemplo SQL CLR que nesse momento ainda não é suportado.
- Identificar o modelo de serviço: Se você pretende migrar um único database então Single Mode é perfeito para sua solução porem se pretende migrar mais de um database Elastic Pool deve ser avaliado.
- Identificar o nível de serviço (service tier): Nesse ponto você irá verificar a capacidade de CPU/IO/Storage entre outros requisitos que seu database pode utilizar e lembre que quanto maior a capacidade maior será o valor pago pelo serviço.
- Identificar Azure Region:
Muitas pessoas esquecem de verificar qual a melhor região do Azure Datacenter para alocar seu database e principalmente qual a melhor região para alocar seu disaster recovey.
Cada região tem serviços disponibilizados individualmente que outras regiões podem não contem e para saber melhor sobre o que cada região disponibiliza acesse o link. - Identificar a melhor ferramenta de migração: Existem algumas ferramentas que podemos utilizar para migrar um database e identificar qual é a melhor para o seu cenário pode ajudar a ter sucesso.
Algumas ferramentas de migração:
- Data Migration Assistant
- Migration Wizard no SSMS
- Export e Import manualmente
- Replicação Transacional
Obs.: Irei escrever sobre cada uma delas.
Cada uma delas tem suas particularidades e seus benefícios, entretanto a escolha da ferramenta é apenas mais uma etapa para ter sucesso na migração. Posso citar outros fatores como:
- SLA – Garantir que o Service Level Agreement seja cumprido é um fato chave para o negócio e a escolha da ferramenta de migração vem de encontro com esse critério uma vez que podemos ter um downtime curto ou longo e cada uma das ferramentas proporciona um tempo necessário para completar a migração.
- Aplicação – Garantir que sua aplicação não tem incompatibilidades, erros ou problemas com o Azure SQL Database é fundamental e isso é um fator que não podemos controlar pois dependemos dos desenvolvedores ou fornecedores.
- Performance – Os usuários finais sempre esperam que a aplicação continue com a performance atual ou que tenham uma experiencia melhor na performance depois da migração. Nesse critério o nível de serviço escolhido é um grande potenciador ou impedidor de performance. Outro fator que deve ser revisto são as queries que consomem mais recursos e começar um trabalho otimizar seu código.
- Documentação – Documentar cada etapa da migração é fundamental para o sucesso pois dessa forma você terá controle do que está acontecendo e principalmente estime o tempo gasto em cada etapa.
- Testes – Antes de migrar seu database para o ambiente de produção realize testes de migração para um ambiente de teste onde você é capaz de documentar cada etapa, marcar o tempo gasto em cada etapa e verificar se a aplicação está funcionando com a performance aceitável e sem erros. Repita esse passo quantas vezes achar necessário para não ter surpresas no momento da migração para produção.
Para concluir eu acredito que o preparo é a chave fundamental para obter sucesso na migração para o Azure SQL Database. Estude, crie laboratórios, faça testes, simule erros para todas as alternativas e principalmente esteja confiante em você mesmo!
Referencia:
https://docs.microsoft.com/en-us/azure/sql-database/sql-database-migrate-your-sql-server-database
Pluralsight – Azure SQL Database for the SQL Server DBA