“O componente Cache Transformation grava dados de uma fonte de dados conectada no fluxo de dados em um gerenciador de conexões do Cache.” Essa é a definição que se encontra no TechNet.
O Cache Transformation pode ser utilizado de muitas maneiras mas a utilização combinada com o componente Lookup Transformation sem duvida é uma das melhores praticas. Isso porque o Lookup Transformation permite uma conexão com um arquivo de cache facilitando assim a busca por dados.
A combinação desses dois componentes em um ambiente onde temos pesquisa em grande quantidade de dados (milhões ou bilhões de registros) é uma grande vantagem em relação a pesquisa OLEDB realizada pelo Lookup Transformation.
Para mais conceitos sobre o Cache Transformation acesse:
Cache Connection Manager Editor
Nesse exemplo, iremos utilizar 2 Data Flow: 1º para criar o Cache Transformation e o 2º para utilizar o Cache Transformation.
1º Data Flow
Para utilizarmos esse componente primeiramente devemos carregar com informações e para isso utilizamos um Data Source de uma forma simples.
Para configurar o Cache Transformation de duplo clique sobre ele e a seguinte tela aparecerá:
Clique em New… para criar uma nova conexão de cache caso não exista uma.
De um nome para conexão e utilize um arquivo para armazenar as informações. Na aba Columns identifique a ordem do índice de pesquisa.
Clique em OK para concluir e volte para o Cache Transformation Editor. Selecione a aba Mappings para mapear as colunas com suas respectivas saídas
2º Data Flow
Nesse Data Flow é onde iremos utilizar a conexão cache dentro do componente Lookup Transformation para carregar uma nova tabela. Dentro do Lookup Transformation existe a opção de conexão com o arquivo cache.
Na aba Connection especifique a conexão que acabamos de criar no Data Flow anterior
Na aba Columns você deve mapear as colunas de referencia e saída.
Pronto, daqui para frente devemos desenvolver nosso pacote de acordo com as necessidades. Para finalizar meu pacote eu criei uma tabela de destino.
Isso ai.. até mais!!