Página Inicial

MANÍACO POR SQL SERVER

Doses semanais de SQL

December, 8, 2014. 12:29 PM

SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO – Crashes quando inicia

Recentemente eu troquei meu notebook e comecei aquela velha rotina de instalar todos os softwares que utilizamos no dia. A expectativa era grande pois a máquina tem um hardware melhor. Assim que recebi o equipamento o primeiro software que instalei foi o SQL Server Management Studio 2014, a ferramenta que mais utilizo no dia a dia. Após fazer a instalação ( https://tiagobalabuch.com/erro-ao-instalar-sql-server-management-studio-setup-account-privileges/ ) com sucesso tive uma surpresa ao tentar abrir o programa, simplesmente não abria e gerava a mensagem dizendo que parou de funcionar! Imagem 1 Analisando o event viewer …

 

July, 23, 2014. 11:57 AM

SSIS – Proxy Account Permission

A utilização de Proxy Account para execução de pacotes SSIS dentro do SQL Server Agent é um procedimento para utilização de usuários que não são SYSADMIN executarem pacotes com outras credencias que não é a da conta de serviço do SQL Server Agent. Existem varias referencias de como criar e utilizar Proxy Account porem eu passei por um problema com a utilização desse cenário. Cenario: Um pacote SSIS , que está armazenado em file system, com uma funcionalidade que deve ler um arquivo EXCEL em uma pasta compartilhada na rede e carregar os dados para outro lugar usando um login Windows. A pasta compartilhada está em um domínio (Domí …

 

June, 9, 2014. 13:23 PM

Quintas da TI

O inicio ao Quintas da TI do mês de Junho foi com o tema SQL Server além do NNF apresentado por mim. Foi realizado a gravação da apresentação e está disponível para todos. Aproveito para agradecer a todos que participaram e principalmente aos idealizadores Thiago Guirotto , Eduardo Sena e Erick Albuquerque. Esse projeto está sendo um sucesso e contem sempre com o meu apoio. Fique ligado nos próximos WebCasts da Quintas da TI. Acesse nosso portal. http://www.windowsstudygroup.com.br/

 

April, 23, 2014. 09:20 AM

Erro ao instalar SQL Server Management Studio – Setup account Privileges

O SQL Server Management Studio (SSMS) é uma das principais ferramentas de um DBA SQL Server e sem ela, na minha opniao, é praticamente impossível de trabalhar, a não ser que você goste de utilizar a famosa linha de comando para tudo (SQLCMD ou SQLPS), mas esse não é meu caso. Eu estava instalando o SSMS em meu novo notebook da empresa e me deparei com o seguinte erro: Figura 01 Visualizando o relatório com detalhes, tenho a mensagem: Figura 02 Verificando o erro encontrei um KB relacionado ao mesmo: http://support.microsoft.com/kb/2000257 Simples e fácil de resolver. O que falta é permissão nos se …

 

April, 12, 2014. 13:40 PM

Suspect database – MSDTC in-doubt transaction

Em uma bela madrugada, onde todas as coisas obscuras aparecem, um dos servidores de um cluster falhou e executou um failover para um outro nó. Até esse momento nada de estranho e esse é o comportamento esperado. Problema Ao verificar os bancos de dados da instancia que sofreu o failover me deparei com o status de “suspect” em um deles. Nesse ponto começou a investigação de como isso aconteceu e como resolver! Consegui encontrar no errorlog as seguintes mensagens: Attempting to initialize Microsoft Distributed Transaction Coordinator (MS DTC). This is an informational message only. No user action is required. QueryInterface faile …

 

February, 17, 2014. 13:40 PM

Eu devo utilizar as DMV?

Você já deve ter ouvido falar nas DMV, mas voce já utilizou alguma? Primeiramente, DMV é o nome mais comum para views (Dynamic Management Views) e functions (Dynamic Management Functions). DMVs são metadados que ficam armazenadas no schema sys , iniciam com sys.dm_* e permitem explorar o comportamento interno do SQL Server com comando SELECT. As DMVs foram implementadas no SQL Server 2005 e hoje já são popularmente conhecidas, mas eu ainda vejo algumas pessoas lutarem contra elas e continuarem utilizando formas antigas de recuperar informações internas do SQL Server, por exemplo: Utilizar a stored procedure de sistema SP_WHO ou SP_WHO2 para traze …

 

February, 11, 2014. 13:56 PM

Aumentar o numero de arquivos do Errorlog e limitar o seu tamanho físico

O log de erro do SQL Server (ERRORLOG) contem muitas informações geradas pelo SQL Server como mensagens, alertas, eventos críticos, auditoria, informações geradas a partir dos usuários entre outras. O log de erro é um ótimo lugar para encontrar informações sobre o que está acontecendo com seu ambiente. O ErrorLog é inicializado cada vez que a instancia do SQL Server é iniciada ou quando o log de erro é reciclado. Se a instancia não tem sido reiniciada por um longo tempo, o arquivo de log de erro pode crescer consideravelmente dificultando a seu leitura em uma possível analise. Por padrão, o …

 

December, 2, 2013. 23:58 PM

Configurar conexão DAC – Dedicated Administrator Connection

O SQL Server fornece uma conexão especial para administradores quando conexões padrão com o servidor não são possíveis. Apenas um DAC é permitido por instância do SQL Server. Se uma conexão DAC já estiver ativa, qualquer nova solicitação de conexão via DAC será negada com o erro 17810. Somentes membros da role SYSADMIN podem usar esse tipo e conexão. Não use o DAC para executar consultas com muitos recursos (por exemplo, um join complexo em uma tabela grande) ou consultas que podem ser bloqueadas e lembre-se sempre de desconectar sua sessão quando terminar. Habilitar Conexão DAC sp_configure ‘remote ad …

 

November, 14, 2013. 11:33 AM

Problemas de rede – ASYNC_NETWORK_IO

Há um tempo atrás, fiz uma analise em conjunto com um amigo, Rafael Carneiro Machado, de problemas com lentidão em um site. O Rafael trabalha comigo, porém no time de Web e ajudou a identificar o problema que estávamos tendo, assim como a escrever o texto abaixo. Objetivo Diagnosticar e identificar as possíveis causas de lentidão em um site que estavam ocorrendo. O diagnóstico iniciou-se de forma geral nos ambientes de Web e Banco de Dados e os contadores de performance foram sendo refinados de acordo com as evidências encontradas. Depois da análise realizada, foram identificadas evidências de um problema na rede que interliga os a …

 

November, 12, 2013. 11:35 AM

Performance Counter: Rede

Comunicação de Rede As requisições de cliente SQL utilizam o protocolo Tabular Data Stream (TDS) para comunicação com o servidor de banco de dados. Para saber mais sobre TDS, consulte o link . Os contadores de performance utilizados são: Network Interface: Bytes Sent/sec e Network Interface: Received/sec – medem respectivamente a quantidade de dados enviados e recebidos pelo servidor através da placa de rede correspondente. Gráfico 1 A capacidade máxima de uma rede gira em torno de 60-80% da sua capacidade total. O gráfico 1 mostra que não tenho problemas de trafico de dados, isto porque minha placa de rede tem a capacidade de throughput de …

 

November, 8, 2013. 00:36 AM

Performance Counter: Subsistema de Discos

Os administradores de storages estão constantemente tentando maximizar o desempenho de acesso ao disco e problemas podem ser o resultado de qualquer coisa a partir de um componente configurado incorretamente até uma volume de carga extramamente grande. E aqui entra, na minha visão, a “briga” entre o DBA e o Administrator de Storage mas essa é uma historia longa. Voltando ao assunto, os bancos de dados estão armazenados em discos (ou pelo menos até a chegada do SQL Server 2014, o recurso de IN-Memory OLT, conhecido tambem por HEKATON, passa a armazenas dados em memoria) que ao contrário da memória RAM, são mídias não-voláteis. …

 

October, 24, 2013. 13:45 PM

Performance Counter: Memoria

Memória é um componente importante do seu hardware? Será que é necessario monitorar a memória? Com certeza a resposta para as perguntas é SIM. A tendência do mercado é que a maior quantidade de dados possível seja mantida em memória. O acompanhamento do consumo de memória pode ser realizado através dos seguintes contadores do Performance Monitor: Memory: Committed Bytes – Quantidade de memória virtual comprometida, em bytes e a memória física que tem espaço reservado no arquivo de paginação em disco. Gráfico 1 Memory: %Committed Bytes In Use – Porcentagem de Committed Memory utilizado dentro do limite dado pela soma da memória …

 


Microsoft

SQL Server 2014

SQL Server 2014 oferece desempenho crítico com tecnologias integradas in-memory, insights mais rápidos a partir dos dados com ferramentas de análise conhecidas, como o Excel, e uma plataforma para criar, implantar e gerenciar soluções locais e na nuvem.

 


Conteúdo produzido em vídeo

Vídeos

Uma série de vídeos sobre os mais diversos assuntos dentro do mundo do SQL Server.

 


Networking

Eventos

Fique por dentro de tudo o que a comunidade técnica está realizando.

 

O que está vindo por aí…

SQL SERVER 2016

Mission Critical Performance

Deeper Insghts Across DataHyperscale Cloud

Director1

Performance

Melhor desempenho do In-Memória com até transações 30x mais rápido

High Availability

AlwaysOn que agora tem a capacidade de ter até 3 réplicas síncronas, suporte DTC e round-robin load balancing

Scalability

Suporte para Windows Server 2016

Director1

Access Any Data

Consultar dados com a simplicidade do T-SQL com PolyBase. Agora com suporte JSON nativo

Powerful Insights on any device

Business Insights através de ricas visualizações em dispositivos móveis. Aplicativos nativos para Windows, iOS e Android

Advanced Analytics at massive scale

Trazendo algoritmos de análise preditiva diretamente no SQL Server. Expanda sua biblioteca script “R” com o Microsoft Azure Marketplace

Director

Breakthrough hybrid scenarios

Stretch Database: permite esticar dinamicamente os seus dados transacionais quentes e frios para o Microsoft Azure

Simplicity

Novas ferramentas que facilitam a migração do SQL Server para Microsoft Azure e cenários híbridos

Consistency

Experiência do on-premises para o Microsoft Azure IaaS & PaaS

5 aspectos que mostram se seu ambiente está redondo

Seu ambiente está redondo quando…

A área de negócio está reclamando de lentidão
Sua aplicação parou e ninguém fez nada
Seu site de vendas não realiza mais vendas
Aquele relatório gerencial está demorando
Seu telefone não para mais de tocar
Você não sabe mais o que fazer, ligue pra mim!


Conheça nossas soluções

Soluções

Tudo

Soluções

Portfolio Página completa

Performance Tuning

Image icon

março 17, 2013 Soluções

Performance Tuning

 

Identificando Gargalos – Identifying Bottlenecks

Image icon

março 17, 2013 Soluções

Identificando Gargalos – Identifying Bottlenecks

 

Alta Disponibilidade – High Availability

Image icon

março 17, 2013 Soluções

Alta Disponibilidade – High Availability

 

Dimensionamento de Hardware & Storage

Image icon

março 17, 2013 Soluções

Dimensionamento de Hardware & Storage

 

Performance Tuning

Image icon

março 17, 2013 Soluções

Performance Tuning

 

Identificando Gargalos – Identifying Bottlenecks

Image icon

março 17, 2013 Soluções

Identificando Gargalos – Identifying Bottlenecks

 

Alta Disponibilidade – High Availability

Image icon

março 17, 2013 Soluções

Alta Disponibilidade – High Availability

 

Dimensionamento de Hardware & Storage

Image icon

março 17, 2013 Soluções

Dimensionamento de Hardware & Storage