Categorias
SQL Server Troubleshooting Virtual PASS BR

SSIS – Proxy Account Permission

[bing_translator]

A utilização de Proxy Account para execução de pacotes SSIS dentro do SQL Server Agent é um procedimento para utilização de usuários que não são SYSADMIN executarem pacotes com outras credencias que não é a da conta de serviço do SQL Server Agent.

Existem varias referencias de como criar e utilizar Proxy Account porem eu passei por um problema com a utilização desse cenário.

Cenario:

Um pacote SSIS , que está armazenado em file system, com uma funcionalidade que deve ler um arquivo EXCEL em uma pasta compartilhada na rede e carregar os dados para outro lugar usando um login Windows.

A pasta compartilhada está em um domínio (Domínio A) e a servidor de Integration Services está em outro domínio (Domínio B)

Problema:

Tudo parecia perfeito, credencial criada, proxy account criada e associada corretamente , job criado correto porem na hora de executar o job o seguinte erro era apresentado:

Error:

Code: 0xC0202009

Source:  Excel Source [705]

Description: SSIS Error Code DTS_E_OLEDBERROR.  An OLE DB error has occurred. Error code: 0x80004005.

End Error

Error:

Code: 0xC02020E8

Source: Excel Source [705]

Description: Opening a rowset for “Plan1$” failed. Check that the object exists in the database.

End Error

Error:

Code: 0xC004706B

Source:  SSIS.Pipeline

Description: “component “Excel Source” (705)” failed validation and returned validation status “VS_ISBROKEN”.

End Error

A primeira tentativa de solucionar foi validar a mensagem de erro que dizia que ao abrir a “Plan1$” a operação falhou! Abri o pacote, verifiquei todas a conexões, tentei alterar algumas configurações do pacote e nada adiantou, tudo correto!

Solução:

Depois de um tempo pude perceber que o primeiro erro não estava na falha ao tentar abrir o arquivo “Plan1$” e isso era consequência.

Comecei a analisar a primeira mensagem: Description: SSIS Error Code DTS_E_OLEDBERROR.  An OLE DB error has occurred. Error code: 0x80004005.

Após pesquisar um pouco na internet achei o seguinte artigo:

http://blogs.msdn.com/b/dataaccesstechnologies/archive/2009/11/10/ssis-error-code-dts-e-oledberror-an-ole-db-error-has-occurred-reasons-and-troubleshooting.aspx

Quando cheguei ao item C apareceu um luz no fim do túnel para mim. Porem agora o problema era saber qual pasta dar permissão.

Nesse momento fui validar as variáveis de ambiente para tentar descobrir onde ficaria a pasta TEMP que o artigo dizia que deve ter permissão.

SSIS-ProxyAccountPermission - 01

 

 

 

 

 

 

Imagem 01

Agora sim!!! Tinha todas as informações e concedido acesso de leitura e escrita para o usuário do proxy account nessa pasta especifica. Hora de testar o JOB e adivinhem: mesmo erro novamente! Sinceramente não sabia o motivo do erro, pois uma vez que dei permissão na pasta e tudo o que o artigo falava estava correto, não sabia o motivo de não funcionar .

Sem saber o que fazer, surgiu a ideia de usar o Process Monitor (sysinternal) para tentar validar o que estava acontecendo no Windows. Depois de algum tempo analisando o processo e o erro consegui achar a seguinte informação:

SSIS-ProxyAccountPermission - 02

 

Acesso negado em um pasta!!! Mais uma vez uma luz apareceu porem sem saber o motivo do processo usar o usuário “Default” e a pasta “Temporary Internet Files”.

Enfim, para resolver o problema concedi permissão de escrita e leitura dentro da pasta “C:\User\Default\AppData\Local” para o usuário do Proxy Account e executei novamente o JOB que dessa vez terminou com sucesso!!!

Não sou especialista em SSIS para entender o funcionamento interno, porem somente com uso da ferramenta Process Monitor foi possível verificar o que realmente o processo fazia e onde ele precisava de permissão.

Referencias:

http://www.mssqltips.com/sqlservertip/2163/running-a-ssis-package-from-sql-server-agent-using-a-proxy-account/

http://blogs.msdn.com/b/dataaccesstechnologies/archive/2009/11/10/ssis-error-code-dts-e-oledberror-an-ole-db-error-has-occurred-reasons-and-troubleshooting.aspx

http://technet.microsoft.com/en-us/sqlserver/ff686764.aspx

Por Tiago Balabuch

This is Tiago Balabuch's website, and this is a bit of copy about him. He is enthusiast, fascinated, passionate, fanatic by SQL Server and in the off-hours a Data Engineer who loves what he does and he is traveling in the cloud and surfing on the wave of the moment called Azure!
Originally from Brazil and with encouragement from family and friends, Tiago moved to Europe in 2017 where lives in Ireland.
In addition to being a data engineer, he is also active speaker in the SQL PASS events and keeps up to date on the key technologies and technical certifications. Tiago hold these certification MCT, MCSE - Data Management and Analystics, MCSA - SQL Server 2016/2014/2012.
Simply psychedelic and manic he is just one more freak who likes SQL Server and its new features ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze + cinco =