Categorias
Eventos Virtual PASS BR

SQL Saturdary #361 – Visão de um participante

No ultimo sabado dia 25/04 aconteceu em Joinville, Santa Catarina, mais uma edição do SQLSaturday e foi a minha segunda participação como palestrante. Nessa edição ao lado do MVP Marcus Vinicius Bittencourt (blog | twitter) estivemos falando sobre: Como realizar troubleshoot com SQL Server! 

Junto comigo foi uma pessoa da minha pessoa da minha equipe que participou pela primeira vez de um SQLSaturday e pedi para que ele me descrevesse qual foi a impressão do evento.

Participar do SQLSaturday foi fantástico, ver boas palestras, conhecer novas pessoas, novas ideias, foi realmente satisfatório. O evento também chamou minha atenção pelo nível dos profissionais que ali estavam palestrando, sendo a grande maioria, pessoas que estão no seu dia a dia, envolvidas em projetos/administração SQL Server em grandes empresas no Brasil e no exterior, indicando boas práticas e mostrando a sua forma de atuar diante de um problema ou projeto e além disso montaram suas palestras com ótimos assuntos, materiais e demos, parabéns a todos.

Destaco aqui um ponto a se pensar para os próximos eventos, quanto ao tempo de cada palestra, que é muito apertado. Assisti a 5 palestras, sendo que apenas duas delas, seus palestrantes conseguiram finalizar no tempo correto que era de apenas 01:15hr. Que tal para os próximos eventos pensar em algo diferente, quem sabe 2 dias de evento? Hehehe

Um forte abraço a todos envolvidos e principalmente ao time do SQL Pass pela dedicação.

Atenciosamente,

Rodrigo Jendick de Camargo

E você já foi a algum SQLSaturday? Se ainda não, saiba que já existe um evento programado ainda para esse ano. No dia 26 de setembro de 2015 será realizado o SQLSaturday #424 em São Paulo! Acesse o link e veja mais detalhes.

Até lá! Abraços…

Categorias
Eventos Virtual PASS BR

Saiba como foi o SQLSaturday 284

No dia 26/04/2014 aconteceu o SQLSaturday 284 em Porto Alegre e eu estive presente. Se você nao compareceu ao evento fica aqui um pouquinho do que perdeu!

O evento contou com mais de 170 participantes e muitas palestras sobre diversos assuntos com um publico empolgado com as novidades e buscando mais conhecimento, essa foi a minha impressão do evento.

SQLSAT284 (47)

As palestras que assisti foram excelentes como a do Gustavo falando sobre estrategia de backup para BI. Em especifico essa palestra me chamou muito atenção pois ele falou de um ponto muito importante onde pouquíssimas pessoas tem a precaução. Antes da palestra até brincamos com o Gustavo falando que ele iria falar apenas de Backup e Restore e ponto, porem foi muito mais do que isso. Uma aula de como montar a sua estrategia de backup para seu ambiente de BI!

Alterativas de como manter seu ambiente de BI integro após uma falha e como recuperar seus dados em pouco tempo, o que deve ter backup e como armazenar esse backup. Esses foram alguns temas abortados.

WP_20140426_006

 

 

A palestra sobre “Hekaton”, In-Memory, do Luan estava disputadissima e com pessoas para fora da sala! Valeu a pena ver que esse novo recurso tem um potencial imenso e como irá ajudar muitas empresas a alavancarem seus negocios.

O que falar desse recurso que vem para mudar um paradigma. In-Memory hoje já é uma realidade e devemos olhar para esse recurso como alternativa promissora.

SQLSAT284 (29)

 

 

O Fabiano e o Thiago falaram de tunning de T-SQL e é fantastico ver como é possivel melhorar suas consultas apenas pensando um pouco diferente do que você está acostumado. Essa palestra todo desenvolvedor deveria ver! Eles diponibilizaram o material no link.

Todos os usuarios esperam a máxima performance de suas aplicações porem nem todos os desenvolvedores conseguem extrair o maximo de performance em seus codigos e por isso a palestra deles foi esclarecedora para determinar por onde começar a melhorar o codigo!

 

SQLSAT284 (10)

 

 

A palestra do Luti sobre Paralelismo estava lotada também e é sempre bom saber como um plano paralelo pode afetar ou não suas consultas, como isso pode elevar o uso de CPU e como fazer para melhorar!

Mudando as configurações da sua instancia podem ajudar ou piorar seu desempenho, como por exemplo um relatorio que estava rapido e agora está lendo. Nem sempre o problema é do MAXDOP, olhe com cuidado para “cost threshold for parallelism“. Invista um tempo para testar as configurações em seus ambiente e você terá um excelente retorno.

 

Outras palestras interessantes ocorreram mas infelizmente nao pude ver todas!
Na minha opnião a melhor parte do evento é confraternização e o networking, pude conhecer pessoas novas e rever amigos.
Com certeza nos vemos no proximo SQLSaturday e obrigado Marcelo pelas fotos.

[bing_translator]

Categorias
Eventos

MSP TECHDAY 2014

Mais uma forma de aprender ou aperfeiçoar seus conhecimentos, este sábado começa o MSP TECHDAY! Fique por dentro das novidades e tecnologias Microsoft.

Entre no site www.msptechday.com.br e veja a programação com diversas trilhas e temas diferentes para você interagir!!!

Será 1 mês de webcasts aos sábados com temas de Desenvolvimento e Infra-Estrutura e o fechamento sera feito na Microsoft dia 24/05.

Garanta sua vaga e não deixe de se inscrever #MSPTECHDAY

Categorias
Eventos Virtual PASS BR

Community Zone 2013 – Segundo semestre

A comunidade Microsoft se reuniu nesse fim de semana (5 e 6 de outubro) em São Paulo para o famoso Community Zone. Essa foi a minha segunda participação e mais uma vez o evento foi maravilhoso!

Tivemos muitos influenciadores entre MVP, MTAC e MSP além do time da MS e com certeza isso deixou o evento em alto nivel, mas na minha opinião a melhor parte é a confraternização e o networking. Nesse evento conheci novas pessoas, pude rever amigos feitos em outros eventos e isso é sempre bom!

Alguns anúncios importante foram feitos, tivemos trilhas técnicas e também uma grande aula de DJ 🙂

Parabéns a toda equipe de DPE da Microsof pela organização do evento.

E que venha o próximo CZ.